Capacitação com foco em estratégias e bem-estar dos colaboradores tem como tema gestão estratégica e saúde mental
Por Luciane Paz
Fotos: Alberto Ruy/ IgesDF
https://www.flickr.com/photos/igesdfoficial/albums/72177720323801272/with/54325376279/
Nesta quinta-feira (13), o Núcleo de Educação Corporativa (NUDEC), vinculado à Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) do IgesDF, promoveu a capacitação “Liderança Eficaz” para gestores da instituição. O evento teve como objetivo guiar e inspirar os líderes do IgesDF a alcançarem suas metas e objetivos promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
A capacitação contou com a participação voluntária da psicóloga e servidora do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Fasolo, e do subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Estado de Economia, Daniel Izaías. Fasolo abordou o tema “O papel significativo da Liderança frente à saúde mental do colaborador”, enquanto Izaías destacou “Gestão Estratégica no ambiente corporativo”.
Ao abrir o evento, Erik Cardoso, chefe do NUDEC, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o objetivo do treinamento Liderança Eficaz, “Uma liderança eficaz não apenas fortalece a equipe, mas garante uma gestão segura e responsável”, destacou. Ele também incentivou os gestores a sugerirem novos temas para as capacitações futuras.
Durante sua palestra, Maria Fasolo enfatizou a responsabilidade dos líderes na promoção do bem-estar dos colaboradores. “Se a saúde mental está bem, tudo tende a funcionar melhor. Como gestores, não apenas precisamos cuidar da nossa própria saúde, mas também da equipe. Os desafios são grandes, mas estamos aqui para buscar soluções”, declarou. Além disso, a psicóloga destacou questões como assédio moral, etarismo e capacitismo, desafios constantes para os gestores. Para facilitar a compreensão, foram apresentados exemplos práticos que ilustraram a diferença entre um ato de gestão e uma situação de assédio.
Na palestra de Daniel Izaías, foram abordados os conceitos de missão, visão e estratégia, reforçando o papel do líder na formulação de ações eficazes. Ele comparou instituições a organismos vivos, destacando a importância do equilíbrio para o crescimento sustentável e ressaltou que objetivos claros são essenciais para medir o progresso. “O líder deve conectar missão e visão de cada unidade organizacional, garantindo a sobrevivência e o alcance dos resultados”, afirmou.
A gerente de Gestão do Conhecimento, Mariana Marques, destacou que a iniciativa se soma ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças do IgesDF e seguirá sendo ampliada. “Nossa meta para 2025 é expandir a educação corporativa, abrangendo tanto as lideranças quanto o setor administrativo operacional. A ideia é realizar o treinamento ‘Liderança Eficaz’ a cada seis meses”, afirmou.
O evento também contou com coffee break, sorteios de livros e brindes, oferecidos pelos patrocinadores BRB e Amigos do Hospital de Base, proporcionando aos participantes uma experiência ainda mais interativa.
Com essa iniciativa, o IgesDF destaca seu foco no desenvolvimento das lideranças e a melhoria contínua dos processos internos, garantindo uma gestão mais eficaz e alinhada às metas organizacionais.