spot_img

Limpeza e poucas filas marcam a eleição em Santo Antônio do Descoberto

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O dia de eleição em Santo Antônio do Descoberto pareceria até um domingo qualquer, de tão calma que estava a cidade do Entorno do Distrito Federal.

O Metrópoles acompanhou o pleito no município neste domingo (6/10), que foi conduzido com filas moderadas, ruas relativamente sem sujeira de santinhos e adesivos e sem princípio de confusão, ao contrário de outros municípios de Goiás e outros estados.

Durante a apuração, a reportagem se deparou com duas comitivas de fiscalização do Ministério Público de Goiás (MPGO).

Sem entrar em detalhes, os funcionários do órgão informaram que as votações na cidade ocorriam “conforme a normalidade”.

A apuração inclusive ouviu relatos de que uma casa próxima a uma zona eleitoral, onde acontecia uma confraternização com cerveja e música alta, foi abordada pelas autoridades eleitorais. No entanto, não foi constatado no local nenhuma ocorrência de boca de urna.

7 imagens
1 de 7

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

2 de 7

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

3 de 7

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

4 de 7

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

5 de 7

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

6 de 7

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

7 de 7

BRENO ESAKI/METRÓPOLES

Clima de domingo

As portas das escolas estiveram vazias e as seções ficaram pouco movimentadas depois das 8h, quando aconteceu o primeiro pico de eleitores. O fluxo tímido do eleitorado só voltou pouco depois do horário do almoço, com a promessa de novos votantes a partir do fim da tarde.

Gabriela Aguiar, de 21 anos, por exemplo, foi uma das primeiras a votar na Escola Municipal Virgílio Mendes e em menos de 15 minutos já estava com o comprovante de votação em mãos. Horas depois, às 11h, a jovem voltou para vender açaí na porta da escola, mas se espantou com o baixo movimento.

“Quatro anos atrás [em 2020], isso aqui estava lotado, cheio de carros, tinha nem lugar para estacionar. Nesse ano o pessoal tá todo mundo desacreditado, preguiçoso e vai deixar para votar na última hora”, disse a jovem.

Os bares e restaurantes, no entanto, estavam cheios, com vários eleitores com cerveja e o comprovante de eleição nas mãos aproveitando a não-adoção do município à Lei Seca durante o período eleitoral.

Veja:

Eleitores de Santo Antônio do Descoberto aproveitam que o município não aderiu à Lei Seca durante as eleições municipais e consomem bebida alcoólica em bares da região

Disputa acirrada

Segundo relataram alguns eleitores à reportagem, as eleições para o cargo de prefeito estão sendo marcadas por um clima “acirrado”.

Ainda segundo esses votantes, o principal critério para a escolha dos candidatos, independente do cargo, “é alguém que seja um membro ativo da comunidade e que saiba os problemas da cidade”, explicou a aposentada Rita de Cássia, 74.

O estudante Hudson Nunes, 20, por sua vez, participou da sua primeira eleição municipal e diz que sua principal preocupação foi com propostas voltadas para saúde e o transporte.

“A saúde [de Santo Antônio] é bastante carente, e o transporte também. A gente precisa melhorar, principalmente por ser distante do DF. E a gente faz ainda muita coisa por Brasília” explicou.

Mais Eleitores

Em comparação às eleições de 2020, ano do auge da pandemia do covid-19, os municípios do Entorno do Distrito Federal registraram um aumento no número do eleitorado.

Em Santo Antônio do Descoberto, por exemplo, como mostram dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2024 o município tem um total de 47.170 eleitores. Já em 2020, o número era de 41.021.

São esperados que 693.549 eleitores votem neste domingo nos 12 municípios goianos que formam o Entorno do Distrito Federal. A eleição ocorre de forma simultânea em todo país, com início às 8h e encerramento às 17h – com possível extensão em casos de erros técnicos com a urna ou excesso de filas.

Não haverá 2º turno

Todos os municípios do Entorno do Distrito Federal terão apenas um turno para escolher os gestores nas eleições de 2024. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só vai a uma segunda etapa quando há 200 mil eleitores na cidade.

O município que chega mais perto do número é Luziânia, que conta com 135.082 eleitores. No entanto, ainda não é suficiente para atingir a cota estabelecida. Desta forma, os prefeitos das cidades da área metropolitana do Distrito Federal serão definidos neste domingo.

Veja o número de eleitores para cada cidade do Entorno, pela quantidade de eleitores:

Luziânia – 135.082
Águas Lindas – 121.788
Valparaíso – 96.616
Formosa – 78.580
Planaltina – 67.058
Novo Gama – 58.848
Cidade Ocidental – 48.686
Santo Antônio do Descoberto- 47.170
Cristalina – 38.356
Alexânia – 22.348
Padre Bernardo – 20.944
Cocalzinho de Goiás – 18.073

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS