O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre a necessidade de fortalecer a integração entre os países do Mercosul em encontro com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, na capital Montevidéu, nesta quarta-feira (25).
O presidente brasileiro falou sobre a necessidade de renovação e modernização do Mercosul. Ele disse ser preciso “sentar com nossos técnicos, depois com nossos ministros, para renovar o que se precisa”.
Ele também deixou claro o interesse em ampliar as discussões e fechar acordos com outros blocos extrarregionais. Lula citou o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que já é negociado há anos.
Leia mais
“Relações entre chefes de Estado não têm viés ideológico”, diz Lula ao lado de presidente do Uruguai
Governo quer se reaproximar das forças que foram politizadas, diz secretário nacional de segurança
Lula se reúne hoje com o presidente do Uruguai para “fortalecer laços comerciais”
“É urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União Europeia. Eu ainda estava no 1º mandato em 2003 e já se discutia o acordo entre Mercosul e União Europeia. No segundo mandato, se discutia o acordo. Fiquei fora da Presidência oito anos, voltei para um terceiro mandato, e ainda se discute acordo Mercosul-União Europeia.”
Lula disse que, após firmado o acordo com o bloco europeu, o Mercosul pode avançar em negociações com a China.
“Apesar de o Brasil ter na China seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superavit com a China, nós queremos conversar enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses sobre um acordo Mercosul-China”, disse.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula fala em intensificar conversas do Mercosul com União Europeia e possível acordo com China no site CNN Brasil.