Entre idas e vindas, o Santos reorganiza o elenco para a temporada de 2023. O atacante Marcos Leonardo, por exemplo, é uma peça importante com a qual o Peixe planeja contar no ano. Além da qualidade, o jogador a apesar de jovem – vem se construindo como liderança.
O camisa 9 santista foi o artilheiro do clube na temporada, com 21 gols, em seu primeiro ano na equipe profissional. As atuações de destaque renderam ao jovem jogador a convocação à Seleção Brasileira para disputar o Sul-Americano sub-20.
No entanto, com o Campeonato Paulista batendo na porta e o acontecimento simultâneo entre as duas competições, o Peixe não deve liberar o atacante, que já se prepara com o restante do elenco para a estreia no Estadual. A equipe de Odair Hellmann joga a primeira rodada contra o Mirassol, no dia 14 de janeiro, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.
Papel de líder
Mesmo com apenas 19 anos, o atacante foi um dos líderes do elenco em 2022, ano conturbado para o Peixe, e chamou a responsabilidade em diversos momentos.
No início do ano, o clube lutou para não ser rebaixado no Campeonato Paulista e só se livrou da queda na última rodada. Depois, na Copa do Brasil, foi goleado pelo rival Corinthians e caiu nas oitavas de final.
O mesmo cenário aconteceu na Sul-Americana, quando a equipe deu adeus à competição ao ser eliminado nos pênaltis pelo Deportivo Táchira-VEN, em plena Vila Belmiro. Marcos Leonardo fez questão de falar com a imprensa e pedir desculpas para a torcida
Por último, depois da derrota de 3 a 0 para o Botafogo, que tirou o Santos da briga por uma vaga na Libertadores de 2023, o garoto também deu a cara a tapa na saída do estádio.
Falta de um reserva para o camisa 9
Importante peça no ataque santista, o Peixe tem ainda a “dor de cabeça” de não ter um reserva para Marcos Leonardo. Um substituto imediato poderia ser outro jovem: Rwan Seco. O meia Lucas Barbosa também pode jogar mais avançado e é outra peça que também entra no lugar do camisa 9.
Os olhos também devem se voltar às categorias de base, especialmente para Deivid, que inclusive marcou na vitória sobre o São Raimundo-RR na estreia da Copinha.
A situação ficou ainda mais delicada após a saída de Angulo. O meia, que deixou o clube no mês passado, também poderia surgir como opção. Na ausência de Marcos Leonardo, o equatoriano também já foi testado na posição.
O post Mais do que artilheiro: veja importância do Santos segurar Marcos Leonardo neste começo de ano apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.