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Não deixe seu mecânico trocar a sonda lambda!

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O nome é meio estranho, mas a sonda lambda é uma espécie de “nariz” do motor, localizado na maioria dos carros no coletor do escapamento.

Para entender melhor como esta peça é importante, imagine o presidente do país como o módulo da injeção. Os ministros que levam as informações ao presidente seriam os sensores da injeção.

Neste caso, a sonda lambda seria o ministro da fazenda, um dos sensores mais importantes quando seu motor (ou a economia) está falhando. O pior é que muita gente “pede a cabeça” dele injustamente.

O faz a sonda lambda?

Ela mede a quantidade de oxigênio que está saindo pelos gases do escapamento. Com esta informação, o módulo da injeção eletrônica consegue avaliar se a mistura está rica (muito combustível) ou pobre (pouco combustível).

A peça trabalha como um fiscal, um controlador da qualidade da queima de combustível. Portanto, toda vez que alguma coisa estiver de errada com a combustão ela informará o módulo, que por sua vez acenderá a (famosa) luz da injeção no painel de instrumentos do motorista.

Luz acesa da injeção eletrônica

Em algumas poucas situações, a sonda lambda pode ser sim a causadora do acendimento da luz no painel, mas não deixe seu mecânico substituí-la de cara. Posso garantir que em 95% dos casos existem outros motivos:

– Vela, cabo de vela ou bobina danificados

– Baixa pressão da bomba de combustível

– Combustível adulterado

– Bico injetor entupido ou danificado

– Canister com combustível líquido

Além disso, outras peças podem provocar o sinal da luz de injeção, como sensores danificados da própria injeção, gerando dois códigos de falha, um do sensor danificado e o outro do sensor lambda, que apenas identifica a queima de combustível inadequada.

Carros que não costumam fazer as revisões preventivas são os que mais dão trabalho aos mecânicos, pois um conjunto de peças cansadas (velas fracas, filtro de ar ou de combustível entupidos, bicos injetores sujos) pode gerar uma queima ruim, e consequentemente um código de anomalia do sensor lambda.

Mecânicos inexperientes muitas vezes acabam por trocar indevidamente a sonda lambda, ou então substituem outras peças desnecessariamente, pois não têm o conhecimento ou o scanner adequado para avaliar a real situação do motor.

Minha dica é a seguinte: se a luz da injeção do seu carro acendeu, procure uma oficina bem aparelhada, com scanners que consigam extrair as informações completas do módulo da injeção do seu carro.

Você já deve ter ouvido aquela história do “barato sai caro”, pois neste caso a troca equivocada de um sensor pode sair muito mais caro do que um diagnóstico correto. Espero ter ajudado!

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