-Publicidade-spot_imgspot_img
spot_img

Pacientes de PrEp para HIV podem se vacinar contra HPV no DF. Entenda

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Para evitar casos de câncer, pacientes da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV (vírus da imunodeficiência humana) entre 15 e 45 anos já podem se vacinar contra HPV (papilomavírus humano), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.

A vacina contra HPV já está disponível para os usuários de Prep mediante encaminhamento por médico, enfermeiro ou farmacêutico. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação nacional da imunização nessa quarta-feira (3/7).

Até então, a vacina era limitada a crianças e adolescentes de até 14 anos. Agora, quem usa PreP pode se vacinar contra HPV, se precavendo de uma série de cânceres.

Transmissível sexualmente, o HPV provoca verrugas anogenitais e engatilha o desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

O público alvo da vacinação inclui:

Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, no esquema de dose única.
Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (Pessoas Vivendo com HIV e Aids PVHA, Pacientes oncológicos e transplantados): com esquema de três doses independentemente da idade, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).
Pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual: com esquema de 2 doses para os de 9 a 14 anos (0-6 meses) e 3 doses para os de 15 a 45 anos, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).
Pessoas Portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), a par r de 2 anos de idade: com esquema de três doses aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses (Segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).

No Brasil, a PrEP é indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal maior ou igual a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentam contextos de risco aumentado para aquisição da infecção pelo HIV.

Neste caso, o público-chave para proteção é composto por gays, trabalhadoras do sexo, pessoas privadas de liberdade, pessoas trans, pessoas que usam álcool e outras drogas.

DF

Segundo dados do Painel de Monitoramento da PrEP do MS, no DF, existem atualmente 2.599 usuários(as) em PrEP, sendo 55% oriundos da rede pública de saúde e 45% da rede privada.

Nesse cenário, desde 2018, 4.163 pessoas iniciaram a PrEP, sendo que 91,3% da população em uso de PrEP faz parte do grupo de homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (cisgênero). Segundo os dados, a faixa etária que mais acessa a PrEP está entre 25 a 49 anos.

Esquema vacinal no DF:

Usuários de PrEP não vacinados contra o HPV: O esquema recomendado são 3 (três) doses com intervalo de 60 dias entre a primeira e segunda dose, e 6 meses entre a primeira e terceira dose (0, 2 e 6 meses).
Pessoas em PrEP previamente vacinadas, mas com esquema incompleto: Completar o esquema de 3 (três) doses considerando o intervalo de 60 dias entre a primeira e segunda dose, e 6 meses entre a primeira e terceira dose (0, 2 e 6 meses).
Pessoas em PrEP já vacinadas com esquema completo, conforme preconizados para determinadas faixas etárias ou situações especiais: Não deverão ser vacinadas novamente com qualquer dose.

É importante destacar que a vacina HPV é contraindicada para gestantes. Além disso, o imunizante também é contraindicado para qualquer pessoa com alergia a algum dos componentes desse imunobiológico.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS