As três crianças que estavam em uma casa incendiada propositalmente por um homem de 29 anos em Ceilândia, no Distrito Federal, foram salvas pelo próprio pai.
O crime foi cometido na QNO 20, Conjunto 15, nessa quarta-feira (6/11), pelo companheiro de uma prima das crianças, que mora no local. Os meninos e o cachorro, da raça pit-bull, passam bem. As crianças têm 11, 7 e 3 anos.
O pai, que pediu para ter a identidade da família preservada, contou ao Metrópoles que, após retirar os meninos em segurança do imóvel, chegou a brigar com o incendiário, a quem chamou de “surtado”. Segundo ele, o incendiário estava alterado e com o corpo pintado de batom.
O lote onde o crime foi cometido tem duas casas: na primeira vive o pai das crianças; na outra, uma prima dele, que é companheira do suspeito pelo incêndio. Até então, não havia incidentes entre a família, e a convivência era tranquila.
Na tarde dessa quarta, o pai das crianças estava de folga e descansava no local. “Meus filhos é que viram o fogo e que chamaram a atenção. Eu não tinha visto, porque a fumaça não tinha chegado aqui em casa. Eles gritaram: ‘Pai, está estourando!’ Porque o fogo pegou nos fios e eles começaram a pipocar e estourar”, contou.
“Quando fui para a cozinha da minha casa, vi a fumaça entrando. Quando cheguei na casa da minha prima, o fogo já estava consumindo tudo”, contou.
Segundo a testemunha, o suspeito teria colocado fogo em objetos em cima de uma cama. O fogo foi extinto com a ajuda de vizinhos. De acordo com o pai das crianças, o incendiário estava fora de si.
“Ele meio surtado partiu para cima de mim. Brigou comigo. A gente se estranhou. Ele estava todo estranho. Ele estava com o corpo pintado de batom. Depois colocou uma camisa. Ele surtou”, detalhou.
Durante a briga, o incendiário ainda teria ameaçado as crianças. “Estava doido. Falou que ia botar fogo nos meus filhos. Doido. Surtado”, afirmou.
Segundo o pai das crianças, os pequenos ficaram com muito medo. “Minha menina não quer nem entrar mais dentro de casa. Ela está assustadíssima. Eu estou tranquilo, consegui salvar meus filhos. Só não consegui salvar as coisas da minha prima”, completou.
Tentativa de homicídio
Segundo a Polícia Militar (PMDF), o incendiário trancou as crianças e o cão no imóvel. Visivelmente alterado, ateou fogo em um colchão dentro da casa, de acordo com testemunhas. O objetivo seria ferir a tia das crianças.
O homem foi conduzido à 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia). O suspeito foi autuado por tentativa de homicídio, incêndio e maus-tratos a animais.