Uma mulher de 45 anos, nacional da Letônia, foi presa com 3,5 quilos de cocaína no Aeroporto Internacional de Brasília. A prisão ocorreu nesta terça-feira (23/7). A droga estava escondida em fundos falsos na mala da passageira.
De acordo com a Receita Federal, a mulher aguardava um vôo que iria para Lisboa, em Portugal — onde ela faria uma conexão e tinha como destino final Marselha, França. Na cidade francesa, a cocaína, avaliada em R$ 800 mil, seria entregue.
A ação da Receita Federal contou com cães farejadores. Veja vídeo da ação:
Ao final, a passageira foi presa e encaminhada para detenção na Polícia Federal no próprio aeroporto.
No Brasil, o crime de tráfico internacional de drogas está prevista na Lei nº 11.343/2006. De acordo com essa lei, o tráfico internacional de drogas é considerado um crime grave, sujeito a penas severas que incluem reclusão e multa.
As penas podem variar dependendo de fatores como a quantidade e tipo de droga, as circunstâncias do crime, entre outros. Em geral, podem variar de 5 a 15 anos de reclusão, podendo ser aumentadas se houver agravantes como a participação de menores, o uso de violência, a conexão com organizações criminosas, entre outros.