Um pavão foi resgatado na zona rural do Paranoá, no Distrito Federal, na última quinta-feira (21/11), depois de passar o último ano vivendo no quintal da casa de uma moradora. O resgate ocorreu após a ave virar alvo de tentativas de captura por vizinhos incomodados. Ela foi levada ao Zoológico de Brasília.
Foram quase 15 dias até que o pavão fosse resgatado em segurança. Mesmo sem ferimentos, o animal passará por uma avaliação veterinária completa no Hospital Veterinário do Zoo.
A moradora Ivonete Coutinho se surpreendeu quando o pavão apareceu no terreno em agosto de 2023 — o animal pousou no quintal enquanto ela regava as plantas e, a partir daí, passou a subir nos muros e árvores para dormir e se abrigar da chuva.
Entretanto, a presença do animal começou a ser motivo de reclamações de uma vizinha, que se incomodava com o barulho noturno que a ave produzia. Logo, um mutirão de moradores foi montado para capturar o animal, que ficou assustado e se escondeu no telhado de uma casa por três dias consecutivos.
A filha de Ivonete, Ana Paula, resolveu procurar o deputado distrital Daniel Donizet, que, com o auxílio da equipe do Zoológico, resgatou o pavão na última quinta-feira (21/11).
A ave foi acolhida pelo Zoo e, quando estiver apta, deve ser encaminhada ao Palácio da Alvorada, onde poderá viver com outros animais da mesma espécie.