Mais de 3 mil quilômetros rodados em viagens. Do interior do Maranhão à Terra Indígena Yanomami. De uma floresta destruída no sul do Amazonas à margem de um rio com morte decretada no Pará. Do quintal de uma família quilombola ameaçada até o roçado de agricultores que tentam resistir na terra onde Dorothy Stang foi morta.
Na segunda temporada, o Amazônia Sem Lei viaja até os territórios que registraram os maiores índices de conflitos da última década para investigar quem dá as cartas e quem sofre as consequências das disputas pela Amazônia hoje.
Nos últimos dez anos, a região acumulou conflitos que atingiram mais de 100 mil famílias, deixaram cerca de 2 mil pessoas ameaçadas e causaram 312 mortes – segundo o Mapa dos Conflitos baseado em dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em cada episódio, a equipe de repórteres sai em busca de diferentes respostas para uma mesma pergunta: por que a Amazônia é hoje um epicentro de violências?
Novos episódios às terças-feiras.
Quem faz o podcast
Reportagem e apuração em campo: Avener Prado, Caio Freitas Paes, Clarissa Levy, Evilene Paixão, João Canizares, José Cícero, Júlia Dolce, Leandro Barbosa, Leonardo Milano, Marina Amaral, Rubens Valente
Produção: Clarissa Levy
Roteiro: Caio Santos e Clarissa Levy
Narração: Clarissa Levy e Ricardo Terto
Edição de som e finalização: Pedro Pastoriz e Ricardo Terto
Artes: Otávio Bressane
Coordenação geral: Thiago Domenici