O projeto oferece oficinas, espetáculo teatral e rodas de conversa sobre os direitos da mulher, no Espaço Galpão do Riso e Escolas Públicas
Com foco no público feminino, priorizando mulheres que já viveram ou estão passando por algum tipo de violência doméstica, o projeto Primaverando Margaridas: Arte – Empoderamento e Empreendedorismo Feminino vai proporcionar diversas atividades gratuitas para capacitação de mulheres em Samambaia.
A iniciativa, que começou no dia 1º de abril, realiza oficinas de formação técnica em Crochê/Amigurumi e Canto Coral.
O projeto também vai atender escolas públicas da Região Administrativa que vão receber rodas de conversa sobre os Direitos da Mulher, mediada pela advogada Maria Adriana dos Santos e sessões gratuitas do espetáculo de palhaçaria Meladrama Xicaxaxim, que serão precedidas de mediação pedagógica.
A proposta é fomentar o diálogo e sanar dúvidas a respeito de leis como Maria da Penha e Feminicídio. As rodas serão para alunos a partir de 16 anos e Educação de Jovens e Adultos.
De acordo com Paula Sallas, uma das idealizadoras do projeto, a conversa busca instruir, por meio de informações jurídicas, os estudantes sobre orientações de combate a violência doméstica.
“Procuramos esclarecer sobre a necessidade de leis específicas para as mulheres. Falamos também sobre a história das conquistas civis das mulheres brasileiras ao longo dos anos, a lei do divórcio, a lei Maria da Penha e a lei do feminicídio.”, enfatiza.
Paula também ressalta a importância dos cursos, que serão ministrados pelo projeto, na conquista da independência financeira das mulheres em situação de vulnerabilidade social. Segundo ela, a ideia é transformar a realidade dessas mulheres por meio da arte, informação e capacitação.
“O Primaverando traz a sororidade para um ambiente feminino de qualificação profissional, através de oficineiras mulheres, que ajudam outras mulheres, dialogando e esclarecendo a respeito de violência no ambiente familiar e como podem modificar essa realidade”, destaca.
Todas as oficinas são gratuitas e vão acontecer no Espaço Galpão do Riso, local que desde 2003 desenvolve, em Samambaia-DF, atividades socioculturais, educativas e de formação artística por meio de espetáculos e oficinas de teatro, circo, música e temas ligados ao meio ambiente.
O Galpão do Riso nasceu há 20 anos por iniciativa do artista e morador de Samambaia, João Porto Dias, com a ocupação de um galpão público depredado e abandonado que foi revitalizado por artistas da cidade. Desde então, já alcançou diretamente um público de cinquenta e cinco mil pessoas.
Em plena comemoração dos 20 anos, o Espaço Galpão do Riso foi reconhecido como uma entidade transformadora culturalmente da comunidade por meio do edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia. Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo a Cultura do Distrito Federal com o patrocínio da Neoenergia Brasília, Instituto Neoenergia e tem a parceria da Administração Regional de Samambaia e Universidade de Brasília.
Serviço
Espaço Galpão do Riso: QR 405 – Samambaia Norte, Brasília – DF
Curso Canto Coral
Ministrante: Tânia Janete da Silva Rocha
De 1º de abril a 17 de junho
Quartas-feiras das 15h às 17h e sábados das 11h às 15h
Número de Vagas: 30
Ficha de Inscrição: https://bit.ly/
Curso Técnica de Crochê/amigurumi
Ministrante: Maria Aparecida Porto Dias
De 1º de abril a 17 de junho
Quartas-feiras das 15h às 17h e sábados das 11h às 15h
Número de Vagas: 30
Ficha de Inscrição: https://bit.ly/
Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim (Paula Sallas – DF)
Sinopse: O espetáculo mergulha no universo de término de relacionamentos amorosos sob uma ótica feminina. Fazendo o uso da linguagem da palhaçaria como forma de resiliência e ressalta a importância do empoderamento de si mesmo. A criação e clownaria perpassa o universo da boemia dos estilos musicais choro, MPB e samba, integrantes da identidade brasileira.
Datas: 19 e 26 de abril, 10 e 24 de maio e 14 e 21 de junho, às 20h no Espaço Galpão do Riso
Rodas de conversa Direitos da Mulher com a advogada Drª Maria Adriana dos Santos
Temas: Informações jurídicas e instituições que tratam dos direitos da mulher, reflexão sobre a mulher ao longo da história da sociedade brasileira e esclarecimentos sobre o que é e quais são os tipos de violência doméstica.
Datas: 29 de abril, 20 de maio e 3 de junho, das 9h às 15h no Espaço Galpão do Riso. Dias 18 e 25 de abril, 09 e 23 de maio, 13 e 20 de junho às 19h em escolas públicas de Samambaia.
Ficha Técnica:
Coordenação Pedagógica: Paula Sallas
Ministrante de curso Canto Coral: Tânia Janete da Silva Rocha
Ministrante de curso de Formação de Técnicas em Crochê/Amigurumi: Maria Aparecida Porto Dias
Ministrante de Rodas de Conversa Direitos da Mulher: Drª Maria Adriana dos Santos
Foto Divulgação:
João Porto Dias
Adriana Bispo
Itaionara Rodrigues
Galeria