Na manhã deste sábado (28), o Teta Cheese Bar, na Asa Norte, foi o cenário do aguardado I Concurso Distrital de Queijos Artesanais, promovido pela Emater-DF em parceria com o Teta Cheese Bar, o Banco de Brasília (BRB) e a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). O evento reuniu 20 queijarias do Distrito Federal e Entorno, com a participação de 66 queijos inscritos, que concorreram em diversas categorias. Ao final, 40 queijos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, celebrando a qualidade e a riqueza da produção artesanal local.
Confira aqui o resultado final do I Concurso Distrital de Queijos Artesanais.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, reforçou o impacto positivo do evento. “Com esse concurso, ficou claro que o futuro dos queijos artesanais no Distrito Federal é promissor. Nosso objetivo é que os produtores reconheçam a qualidade de seus produtos e que esse concurso sirva de incentivo para buscarem o registro e expandirem suas vendas, alcançando novos clientes. O que presenciamos aqui é a prova de que a produção artesanal do DF possui qualidade de nível nacional.”
A queijaria Apulia Queijos e Mozzarellas, situada em Ceilândia, tem oito anos de atividade e ganhou uma medalha de ouro e duas de prata. A medalha de ouro foi com o queijo burrata. “Trazer um queijo típico do sul da Itália para o coração do Brasil e ser premiado é uma alegria imensa. A burrata ganhou ouro e é uma burrata feita com leite de vaca. Os clientes são acostumados com leite de búfala que tem outro sabor. Mas a gente trouxe a nossa tradição para Brasília e tá tendo uma aceitação muito boa”, celebrou Andrea Attanasio, proprietário da queijaria.
O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do concurso como incentivo para regularização e adequação às normas sanitárias. “Nós temos um mercado muito bom e podem contar com a Secretaria de Agricultura, desde as ações da portaria em que nós facilitamos o registro provisório a outras ações de fomento. O importante é estarmos sempre juntos.”
O presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra, esteve no evento, reforçando o compromisso da instituição com o fortalecimento do setor agropecuário, assim como o presidente da Abraleite, Geraldo Borges, ambos parceiros da Emater-DF e do Teta Cheese Bar no concurso.
No concurso, que teve o julgamento na manhã deste sábado (28), os 15 jurados avaliaram quatro categorias de queijo: queijo fresco de leite de vaca; queijo maturado de leite de vaca; queijo fresco de cabra, de ovelha e de búfala e queijo maturado de cabra, de ovelha e de búfala.
A produtora Marina Almeida, 30 anos, da Queijaria Dona Aroeira, que fica em Abadiânia (GO), conquistou uma medalha de prata e duas de bronze. De acordo com ela, um dos queijos premiados, o Dona Aroeira, é uma homenagem à sua avó.
“É a primeira premiação que a gente ganha. Minha mãe, que não pôde vir hoje, começou há pouco tempo e está muito emocionada. É muito bom ter esse reconhecimento. Queremos produzir mais queijos na região e também que as pessoas conheçam. Esse é um incentivo muito grande”, diz Marina.
Outro produtor emocionado foi Celso Lúcio Ferreira, de Cocalzinho, que levou três medalhas de bronze e uma de prata. “São dez anos de luta, e ver todos os meus queijos premiados, mesmo que não seja com ouro, é uma alegria imensa. Agora, o objetivo é conquistar o ouro na próxima edição”, afirmou, com entusiasmo. Além das medalhas, o produtor vai poder colocar no queijo o selo da premiação e também receberá um certificado.
O evento também contou com a presença da deputada federal Bia Kicis e do deputado distrital Tiago Manzoni. Os parlamentares ressaltaram a importância da iniciativa como forma de levar visibilidade e desenvolvimento aos produtores.
*Com informações da Emater-DF