A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) abriu oficialmente, nesta segunda-feira (21), a Primeira Semana de Inovação da Sedes. A ideia do evento é valorizar o trabalho dos servidores que contribuíram, de forma criativa e inovadora, para fortalecer e qualificar as políticas de assistência social e de segurança alimentar no Distrito Federal, seja com a criação de novos processos, sistemas de tecnologia da informação, fluxos, metodologias, ações e/ou programas.
O subsecretário de Governança, Inovação e Educação Permanente, Rodrigo Freitas, explica o objetivo do evento que vai até a próxima sexta-feira (25). “Esse momento é único porque ele foi construído de servidores para servidores. E não para falar somente de tecnologias, ferramentas e sistemas, mas também de tudo que temos feito para melhorarmos nossos serviços, em especial, a atuação dos serviços de ponta. E que a gente possa melhorar a qualidade da entrega do serviço ao cidadão”, pontuou o gestor.
Serão, no total, cinco dias de palestras e oficinas ministradas por servidores sobre temas referentes às atividades desenvolvidas por eles no dia a dia. Os encontros vão ocorrer ao longo da semana nas salas de integração e auditório do Sedes Colab, na 515 Norte, e na Sala de Treinamento e Capacitação da Secretaria. O público-alvo são os próprios servidores da secretaria. A ideia é oferecer a eles uma semana de integração, troca de experiências e oportunidade de compartilhar conhecimento.
No cronograma constam oficinas que tratam, por exemplo, da modernização da Escola Virtual; de inovações e futuro de sistema que sustenta a política do Cartão Prato Cheio; do Mapa da Assistência Social e parceria com outros órgãos estão potencializando as políticas públicas da Sedes; da inovação na gestão dos Restaurantes Comunitários; a oficina transformando dados em transparência e inovação; de lógica da hotelaria aplicada aos serviços de acolhimento, entre outros.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, enfatiza a importância da inovação na agenda central da secretaria. “Para cuidar da população, nós precisamos cuidar dos nossos servidores. A gente vê a Semana da Inovação como uma troca de experiência entre setores aqui da secretaria, um momento para aguçar a criatividade dos nossos servidores e, assim, propor políticas públicas mais eficazes para toda a população do DF”, destacou Ana Paula Marra.
*Com informações da Sedes-DF