Data será comemorada no dia 26 de março
A Lei 5.671, de autoria do deputado Delmasso (PTN), que institui e inclui no calendário de eventos do DF o Dia Distrital de Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia, foi sancionada nessa quarta-feira (13). A data é mais conhecida como Purple Day, Dia Roxo, e será comemorada no dia 26 de março de cada ano. O objetivo é mostrar as dificuldades que as pessoas com epilepsia enfrentam e seus familiares, propondo uma conscientização e o combate ao preconceito.
Delmasso tem lutado muito em prol dos Direitos da Pessoa com Epilepsia. Na semana da comemoração do Dia Roxo, a Lei n° 5625/2016 de autoria do deputado, que inclui o canabidiol na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde, foi aprovada. O benefício agora integra o Programa de Prevenção à Epilepsia e Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia no Distrito Federal.
A epilepsia é caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que provocam movimentos involuntários, as chamadas convulsões. Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que existam 50 milhões de epiléticos no mundo, atingindo de 1 a 2% de toda a população. No Brasil são cerca de 4 milhões de pessoas, surgindo em maior frequência nas crianças e idosos. O fornecimento do canabidiol oferece mais chances de controle das crises em casos mais agudos, o que representa a melhora da qualidade de vida para muitos pacientes.