“É um momento muito importante para toda a região da Baixada Santista. A gente sabe que a Educação é a principal ferramenta de transformação social de uma nação. E com metas bem estabelecidas, com apoio dos governos estaduais e com as prefeituras mobilizadas, eu não tenho dúvidas que o avanço será grande. Que o PAR 4 seja realizado com sucesso e que o nosso Brasil possa avançar para chegarmos à Educação de máxima qualidade, que é o sonho de todos nós”, declarou Renata Abreu, uma das parlamentares mais atuantes no Congresso em defesa da Educação.
O PAR é um dos principais instrumentos orientadores das políticas educacionais desenvolvidas pelo MEC desde 2007, que tem como objetivo a promoção da melhoria da qualidade da Educação Básica pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do PNE (Plano Nacional de Educação); a elaboração de planos plurianuais das políticas de Educação pelos entes federados, com foco na melhoria do acesso e permanência dos estudantes e na qualidade da Educação Básica na rede pública.
Nesta quarta etapa, Estados, Distrito Federal e municípios fazem o mapeamento de suas redes de ensino e, a partir dele, elaboram o diagnóstico minucioso da realidade educacional estruturado em quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. A partir desse diagnóstico, a equipe responsável planeja e desenvolve um conjunto de ações que resultam no PAR.
São Vicente, administrada pelo prefeito Kayo Amado (Podemos), iniciou o seu levantamento sobre as principais necessidades na área educacional para os próximos anos para receber apoio técnico e financeiro da União para melhorias na Educação Básica pública. Dentre as prioridades do município estão equipamentos tecnológicos, climatização e melhorias na infraestrutura das unidades de ensino, assim como ampliar o número de creches e escolas.
Foto: Nilo Martins