Um homem está se passando por agente de saúde da Unidade Básica de Saúde 10 de Santa Maria. Segundo o alerta feito pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o suspeita aborda os moradores e solicita a abertura dos portões das residências. Quando o morador não abre, ele “ameaça” retirar o cadastro da pessoa do sistema do SUS.
Uma família da região chegou a ser assaltada ao abrir o portão para o falso agente.
Em nota, a secretaria informou que não há novos servidores de saúde na região. “As agentes de saúde são as mesmas, já conhecidas pela população”.
A pasta alerta que todos os agentes possuem crachá de identificação com logomarca da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, contendo nome, foto, matrícula e dados funcionais.
“O morador deve exigir o crachá de identificação antes de abrir o portão. O agente não pode forçar o acesso à residência nem realizar a retirada de cadastro do usuário. Para checar as informações e se sentir mais seguro, é possível ligar para (61) 3449 – 4428 e confirmar a identidade do servidor”.
Para garantir a segurança, a orientação é de que se evite abrir a porta sem confirmação da identidade. “Não abra o portão, acione a polícia pelo telefone 190 se sentir que pode ser um assalto”, completa a nota da pasta.