O Programa Senac de Gratuidade (PSG) abriu inscrições para 2.480 vagas de cursos gratuitos, com aulas previstas para começar em fevereiro de 2024. Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Distrito Federal (Senac-DF), o programa se destina a pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos (R$ 2.640).
Os cursos se destinam a alunos matriculados ou egressos da educação básica, bem como trabalhadores empregados ou desempregados. Há oportunidades nas áreas de gastronomia, saúde, beleza, tecnologia da informação, entre outros.
Diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa destaca que os cursos representam uma oportunidade “imperdível”. “São excelentes, com instrutores capacitados. Temos investido muito em nossa infraestrutura para oferecer o melhor a nossos alunos. Com o programa, queremos dar chance para que as pessoas tenham qualidade de vida e cidadania, por meio da educação e do emprego”, afirma.
Programa Senac de Gratuidade
O PSG resulta de parceria firmada, em 22 de julho de 2008, pelo Ministério da Educação (MEC) com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Fazenda (MF), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac. A iniciativa está ratificada por meio do Decreto Federal nº 6.633/2008.
Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site do Senac-DF e criar um login. Depois de fazer o cadastro, o candidato deverá encaminhar, com frente e verso, uma cópia digital do RG, do CPF e de um comprovante de residência.
Depois disso, basta escolher entre as opções de cursos disponíveis. Cada pessoa poderá se matricular em no máximo dois, em turnos diferentes. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. Confira aqui as opções ofertadas.