Senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos) assumiu, nesta quarta-feira (19/2), a presidência da Comissão de Direitos Humanos na Casa. O mandato será de dois anos e terá como vice Mara Gabrilli (PSD-SP).
Após ser escolhida para presidir a comissão, Damares declarou que terá como foco a defesa das pessoas com deficiência e a universalidade dos direitos humanos.
Damares ainda prometeu que o mandato será “sem nenhuma relativização”. Sua atuação, segundo a senadora, terá como norte a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San Jose da Costa Rica).
A senadora ainda declarou que “sempre” defenderá a democracia.
Outras comissões
O Senado Federal instalou quase todas as comissões permanentes da Casa para o ano legislativo de 2025. O PL e o Republicanos optaram por comissões que possam dar espaço para o embate ideológico de olho nas eleições de 2026.
O PL, por se enquadrar na lista de maiores partidos do Senado, pode escolher duas comissões do seu interesse. A primeira escolhida foi Infraestrutura, que ficou com o senador Marcos Rogério (PL-RO). A segunda foi a comissão de Segurança Pública, responsável por temas que envolvem violência e que abrange um campo sensível ao governo Lula.