Terminou nesta sexta-feira (10), o curso sobre o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda) – Infraestrutura de Dados Espaciais, realizado pelo Instituto Brasília Ambiental para servidores e interessados no tema. O treinamento teve duração de uma semana. Foi realizado na Escola de Governo (Egov) no período vespertino, e contou com 20 participantes.
O objetivo do curso, que vem sendo realizado desde 2020, é capacitar os servidores para o uso da plataforma de dados de monitoramento da geoinformação ambiental do Distrito Federa, o Onda. “O curso vem para apoiar a transição digital do Brasília Ambiental, que se baseia no princípio de construir suas próprias ferramentas, próprios produtos, e também fazer o compartilhamento dos dados ambientais”, explica Guilhermino Silveira Rocha, diretor de geoinformação do Instituto e coordenador da plataforma.
O diretor detalha que esse compartilhamento de informações que o Onda promove é interno e externo. “O que apoia as ações da autarquia nos ambientes de Ouvidoria e Ministério Público, por exemplo. E até mesmo cria condições para que a população tenha acesso aos dados ambientais, fomentando a transparência ativa na autarquia. Isso nos incentiva a construir mais conteúdos, fazer novas pesquisas e desenvolver novos produtos”, ressalta.
O presidente da autarquia, Rôney Nemer, comemorou junto aos servidores a regulamentação da ferramenta. “O mundo hoje vive à base de satélites e imagens. A plataforma Onda será uma parceira importante para guiar-nos na atuação direta no que se refere à prevenção e ao cuidado com o meio ambiente”, reforçou.
A partir dessa formação, os participantes devem ter condições de utilizar as principais ferramentas que a plataforma possui, além de reconhecer e entender novos padrões de informações. Esse tipo de treinamento também apoia o servidor na tomada de decisão porque ele aprende a construir seus painéis e mapas usando as aplicações e ferramentas que estão disponíveis na plataforma. O próximo curso sobre o Onda deve ocorrer em outubro, também na Egov.
O Brasília Ambiental também trabalha na elaboração de uma Instrução Normativa que vai disciplinar o uso da plataforma digital. “A IN vai institucionalizar o Onda como nossa plataforma de geoprocessamento”, enfatiza a chefe da Assessoria da presidência do Instituto, Danyella Shayene.
*Com informações do Brasília Ambiental