As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (16/10) provocaram alagamentos no Plano Piloto e até derrubaram uma árvore na região do Incra 8, em Brazlândia.
Atualmente, a capital do país está sob alerta amarelo – de perigo potencial, o primeiro nível em uma escala de três – para chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso meteorológico destaca que, além dos temporais, podem ocorrer ventos de até 60 km/h. O alerta vale até as 10h desta quinta-feira (17/10), mas pode ser prorrogado.
Para esta noite, a previsão é de céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, além de ventos fracos a moderados, segundo o Inmet. A umidade relativa do ar varia de 50% a 95%.
O instituto ainda alerta para o risco, mesmo que baixo, de interrupção do fornecimento de energia elétrica devido ao tempo; de queda de galhos de árvores; de alagamentos; e de registro de descargas elétricas.
Incidentes
Nesta tarde, parte do Eixão Sul, nas proximidades do Setor Hospitalar, ficou tomada pela água, o que dificultou o tráfego de veículos na área.
Alguns motoristas de carros de passeio também enfrentaram dificuldades ao tentarem atravessar locais com grande concentração de água.
Um deles, que conduzia uma Mercedes, viu o motor do carro morrer em meio a um ponto alagado, enquanto o condutor de um Fiat viu o automóvel aquaplanar e só parar depois de subir no meio-fio. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Veja:
Moradores e frequentadores da 202 Norte ainda flagraram quando um “rio” se formou na comercial da quadra, com um grande fluxo de água corrente da chuva misturada a barro. O volume chegou a cobrir pneus de motocicletas.
Assista:
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que uma equipe foi acionada para verificar a ocorrência do tombamento da árvore no Incra 8 e que esse era o único registro do tipo até a mais recente atualização desta reportagem.
O CBMDF acrescentou que continua a monitorar eventuais ocorrências relacionadas ao temporal desta quarta-feira (16/10). Além disso, o Inmet recomenda que, durante momentos com rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e de registro de descargas elétricas.