O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres sabia do planejamento dos atos criminosos contra os Três Poderes no dia 8 de janeiro “e foi embora”. A fala aconteceu durante entrevista à Globo News nesta quarta-feira (18).
“Ele [Torres] sabia o que ia acontecer, foi embora e, quando voltou, deixou o celular lá para quem sabe a gente não fazer as investigações”, disse Lula.
Anderson Torres foi preso pela Polícia Federal (PF) após retornar de viagem aos Estados Unidos no dia 14 de janeiro.
O chefe de Estado avaliou que os invasores ultrapassaram “o limite da Constituição, da Justiça Eleitoral e do resultado das urnas”, classificando os atos como “nazistas e fascistas”.
Leia Mais:
Rico vai pagar mais e vamos lutar por isenção de até R$ 5 mil, diz Lula sobre IR
Lula determina que ministérios apresentem em 45 dias proposta para salário mínimo
Lula dispensa 13 militares que atuavam em postos de sua segurança pessoal no GSI
O presidente ressaltou que as investigações continuarão e que os envolvidos serão condenados.
Lula revelou ainda que ficou com a impressão de que era “o começo de um golpe de Estado” e que os criminosos estariam “acatando ordem e orientação” que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria instigado durante seu governo.
” Acho que a decisão dele de ficar quieto, de não passar a faixa, ir embora para Miami como se tivesse fugindo com medo de alguma coisa e o silêncio mesmo após os acontecimentos daqui, me dava impressão de que ele sabia de tudo que tava acontecendo, que tinha muito a ver com o que tava acontecendo. Mas, claro, que quem vai provar isso são as investigações”, pontuou.
Após dizer que tinha a impressão que Bolsonaro esperava “voltar para o Brasil na glória de um golpe”, ele avaliou que o possível golpe não aconteceu porque houve uma reação conjunta dos poderes a República.
A CNN procurou a defesa de Anderson Torres e aguarda retorno.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Torres sabia o que ia acontecer e foi embora, diz Lula sobre atos criminosos no DF no site CNN Brasil.