Ação da Administração do Plano Piloto e da SLU vai conscientizar comerciantes e moradores sobre o descarte correto do lixo
Administradora Ilka Teodoro em atividade de conscientização sobre separação do lixo na Administração do Plano Piloto. Foto: Emanuelle Sena
Na Semana do Meio Ambiente, uma ação da Administração Regional do Plano Piloto em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) pretende conscientizar a população para o descarte correto de resíduos. É o Dia D da Conscientização sobre a gestão correta de resíduos.
Durante a manhã de segunda-feira (6), sete mobilizadoras estarão nas ruas, acompanhadas da coordenadora de Mobilização do SLU, Efigênia Lustosa, para orientar empresários e comerciantes da 210 norte sobre as boas práticas de descarte.
De acordo com a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, “a Administração Regional do Plano Piloto recebe muitas demandas envolvendo coleta de resíduo e também o descarte irregular de lixo pela cidade. Entendemos ser muito importante a conscientização da população da responsabilidade coletiva pela gestão de resíduos sólidos e pelo descarte correto dos resíduos, assim como a logística reversa”
Para ela, a solução para resolver os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo passa pela educação. “Temos investido bastante nessas campanhas de conscientização e, principalmente, neste diálogo com a população, com os comerciantes, para que isso possa ser feito da melhor maneira possível. Uma boa gestão de resíduos sólidos implica também numa boa gestão da cidade como um todo”.
GRANDES GERADORES — A Lei 6484 de 2020, conhecida como Lei dos Grandes Geradores de Resíduos, classifica estabelecimentos que produzem um volume diário superior a 120 litros de lixo como grandes geradores.
Neste caso, estes locais não podem utilizar os contêineres das quadras para o descarte do lixo produzido pelo estabelecimento e devem contratar uma empresa cadastrada pelo SLU para fazer a coleta no local.