Mais uma vez, a Universidade de Brasília (UnB) aparece entre as melhores universidades do país. Desta vez, a UnB foi considerada a 5ª universidade federal brasileira com a melhor nota no ranking da QS Latin America & The Caribbean University, divulgado nessa quinta-feira (3/10).
A pesquisa, que avaliou 437 instituições de ensino superior, classificou 96 universidades brasileiras, sendo 48 federais. Na avaliação deste ano, a UnB alcançou uma nota de 74,4, uma melhoria de 10,4% em relação ao ano anterior, quando a nota foi de 67,4.
A nota obtida pela Universidade de Brasília posicionou a instituição entre as 10 melhores universidades do Brasil. Na qualificação geral, a UnB alcançou a 25ª colocação.
“Esse resultado mostra a dedicação e a excelência de toda a nossa comunidade no ensino, na pesquisa e na extensão, garantindo que a UnB se consolide cada vez mais como uma das universidades mais importantes da América Latina”, destacou a reitora, Márcia Abrahão.
Entrevista: reitora eleita da UnB pontua principais desafios da gestão
Ranking melhores universidades da América Latina
A avaliação do QS Latin America & The Caribbean University 2025 se baseia nos seguintes indicadores: Reputação Acadêmica; Reconhecimento do Mercado de Trabalho; Razão entre docentes e estudantes; Docentes com Doutorado; Redes de Pesquisa Internacionais; Citações por Artigos; Artigos por Docente; e Impacto na Internet.
Todos os indicadores são coletados diretamente pela instituição avaliadora, sem interferência das universidades.
A UnB também apresentou um aumento na avaliação do principal indicador, a Reputação Acadêmica, que corresponde a 30% da nota final. Neste ano, a nota no indicador subiu de 78,0 para 86,6.
Os indicadores em que a Universidade de Brasília obteve os maiores escores são Docentes com Doutorado (99,1), Redes de Pesquisa Internacionais (98,8) e Impacto na Internet (96,6).
Confira o top 10:
Universidade de São Paulo (USP)
Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), Chile
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Tecnológico de Monterrey, Mexico
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidad de Chile, Chile
Universidad de los Andes, Colombia
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Mexico
Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina