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Upa de Vicente Pires será a primeira do Centro Oeste a oferecer teleconsulta

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF
Atendimento online chega à UPA do DF para tornar atendimentos mais ágeis
Crédito: Arquivo IgesDF
Luciane Paz
Na era da digitalização e em um mundo transformado pela pandemia de COVID-19, a telemedicina surge como uma solução poderosa para o atendimento na saúde. Para reduzir a superlotação e tornar os serviços mais ágeis, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), que administra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal, está trazendo inovação ao implementar consultas online para pacientes classificados como não urgentes nas unidades.
O projeto-piloto está em fase de testes na UPA de Vicente Pires e deve ser implementado no próximo mês, com expansão prevista para outras unidades geridas pelo Instituto. “A telemedicina permitirá que pacientes com condições pouco urgentes, como os de pulseiras verdes e amarelas sejam atendidos remotamente, enquanto os casos mais graves recebem atenção prioritária da equipe presencial. É uma solução inovadora para melhorar a qualidade do atendimento”, explica o superintendente das UPAs, Francivaldo Souza.
Como funcionará?
Após a triagem presencial e classificação, o paciente será chamado pelo painel e conduzido a um consultório equipado para a teleconsulta. Um técnico de enfermagem estará presente para auxiliar durante o atendimento com o médico, esclarecer dúvidas, encaminhar para exames e imprimir documentos como receitas e atestados, quando necessário.
Além de desafogar as unidades e otimizar os recursos, o modelo visa proporcionar mais agilidade e qualidade no atendimento. “Devido à necessidade de priorizar pacientes graves, pacientes classificados com menor gravidade – que, muitas vezes, poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde – acabam aguardando um período maior para serem atendidos. A telemedicina permitirá um equilíbrio maior na gestão do tempo e dos recursos disponíveis nas UPAs 24h”, ressalta Francivaldo.
Francivaldo explica que a telemedicina já é uma realidade no Instituto desde 2020, porém até o momento o recurso era apenas para que médicos trocassem informações com especialistas em “teleinterconsultas” para discutir casos clínicos e tomar decisões, como ajustar medicamentos, avaliar exames ou liberar pacientes sem que precisassem se deslocar para outras unidades. Diferentemente disso, o novo sistema vai permitir que pacientes sejam atendidos diretamente por médicos por meio de consultas online.
O superintendente destaca que o Instituto segue os princípios da Governança Clínica, com a inovação tecnológica como um dos pilares essenciais para garantir eficiência e qualidade nos serviços. “Nosso principal objetivo é atender às necessidades da população, oferecendo um serviço mais acessível e centrado na experiência do paciente”, concluiu.

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