Em 2021 o Ministério da Saúde vai repassar, R$ 5,7 milhões às seis unidades de pronto atendimento (UPAs) administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) em Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.
O repasse foi assegurado após o instituto recuperar e manter as unidades em funcionamento dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
Há cinco anos, o Ministério da Saúde suspendeu o repasse dos recursos ,porque essas unidades vinham operando sem atender ao modelo estabelecido pelo órgão. A situação mudou partir de maio de 2019,quando as seis unidades passaram a ser administradas pelo Iges-DF.
Ao assumir a administração dessas unidades, o IGES/DF pôs em execução um plano de reestruturação das seis unidades. O trabalho incluiu obras de readequação das áreas físicas, substituição de mobiliário, compra e conserto de equipamentos e recomposição do quadro de pessoal. Assim, passaram a atender às exigências do Ministério da Saúde para que pudessem voltar a receber os recursos.
As seis UPAs administradas pelo Iges-DF são fundamentais para a rede pública de saúde do Distrito Federal. Segundo balanço, em 2020 as seis UPAs realizaram 1,2 milhão de atendimentos, entre classificação de risco, observação 24 horas e atendimento médico.
Do total, 236.543 atendimentos ocorreram na UPA de São Sebastião, 208.425 em Samambaia, 208.211 em Ceilândia, 199.745 em Sobradinho, 196.171 no Recanto das Emas e 162.632 na UPA do Núcleo Bandeirante.