Com a confirmação do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, neste sábado (21), o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva é o novo comandante do exército brasileiro.
Ele foi nomeado para o cargo após o general Júlio César de Arruda ter sido demitido por Lula, depois dos episódios de ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O novo comandante do exército já chegou a afirmar que o resultado das urnas deve ser respeitado – a primeira manifestação pública de um comandante militar desde os ataques aos três Poderes.
Por isso, tornou-se alvo, ao lado de outros integrantes do Alto Comando do Exército (ACE), de uma campanha difamatória de bolsonaristas.
Quem é o novo comandante do exército
Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva nasceu em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo. O general é casado e pai de quatro filhos, duas meninas e dois meninos.
O novo comandante está no exército desde 1975, ano em que incorporou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, SP, tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981.
Leia Mais
Ministro da Defesa confirma general Tomás Miguel como novo comandante do Exército
Para Mourão, Lula cria desgaste desnecessário com troca no Exército
Novo comandante do Exército foi indicado a Lula por Moraes em dezembro, dizem fontes do Planalto
Durante sua carreira, comandou alguns batalhões no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Além disso, comandou o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, também na capital federal, a 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas, e Academia Militar das Agulhas Negras.
Comandou ainda a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, local onde ingressou na carreira militar.
Ascendeu ao posto de general, o mais alto da carreira, em 31 de julho de 2019. Desde então, passou a integrar o Alto Comando do Exército, órgão colegiado onde são tratados os assuntos relativos à Política Militar Terrestre, além de estratégias e matérias de relevância dependentes de decisão do comandante do exército.
A primeira missão de Tomás Miguel foi chefiar o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), no Rio de Janeiro, órgão responsável em promover a educação, cultura, pesquisa e esporte no exército brasileiro.
Como comandante militar do Sudeste, era responsável por 59 organizações militares, com o efetivo de 17.621 homens e mulheres. Agora, com a demissão de general Júlio César de Arruda, é o novo comandando do exército brasileiro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja quem é o general Tomás Miguel, novo comandante do exército brasileiro no site CNN Brasil.