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Vendas do comércio do DF crescem em maio. É o primeiro balanço positivo no ano

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O comércio do Distrito Federal registrou no mês de maio deste ano o primeiro crescimento nas vendas de 2016, com um acréscimo de 0,66% quando comparado com abril. Já o setor de serviços apresentou queda em praticamente todos os segmentos e teve uma baixa nas vendas de -7,05%. Juntando os dois segmentos, a redução nas vendas nos setores de comércio e serviços foi de -1,72%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. Entre os 26 segmentos pesquisados, 16 tiveram variação negativa.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que o comércio vem se recuperando a cada mês que passa. “A reação nas vendas sinaliza uma adaptação por parte dos empreendedores à estrutura de custos com melhor alinhamento de ofertas para o novo padrão de consumo da população, ainda ditado pela crise econômica. Também podemos creditar o leve aumento ao Dia das Mães, a segunda melhor data para os comerciantes”, explica Adelmir. “Porém, é importante ressaltar que esse índice positivo nas vendas no comércio não indica uma recuperação, mas uma redução nos prejuízos acumulados desde o ano passado”, completa.

Entre o segmentos do comércio que registraram alta em maio estão: Farmácia (21,21%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (13,99%); Ferragens e Ferramentas (13,99%); Calçados (12,59%); Vestuário e acessórios (11,26%); Cama Mesa e Banho (6,67%); Suprimento de Informática (5,25%); Minimercados, Mercados e Armazéns (2,52%); Ótica (0,58%). Os que apresentaram queda nas vendas foram: Móveis (-19,19%); Papelaria e Livraria (-17,96%); Auto Peças e Acessórios (-10,07%); Cosmético e Perfumaria (-9,39%); Comércio Varejista de Bebias (-7,99%); Joalheria (-7,81%); Material de Construção (-5,84%); Padaria e Confeitaria (-2,58%).

No setor de serviços apenas o segmento de Promoção de Vendas teve crescimento em maio, de 5,94%. Entre os que registraram declínio nas vendas estão: Atividades de Condicionamento Físico (-16,69%); Atividades de Contabilidade (-14,76%); Organização de Feiras, Congresso, e Festas (-14,11%); Cabeleireiros (-12,62%); Sonorização, Fotografia e Iluminação (-12,18%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-5,27%); Manutenção e Serviços em TI (-4,34%); Capacitação e Treinamentos (-0,76%)

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o mais utilizado nas compras pelos brasilienses. No comércio, a modalidade respondeu por 45,58% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 39,65% das compras. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo pesquisado 17 segmentos do comércio varejista e 9 segmentos do setor de serviços.

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