O incêndio que castiga a Floresta Nacional de Brasília se expandiu nesta quinta-feira (5/9) e atingiu, inclusive, regiões fora da Flona. Um vídeo obtido pelo Metrópoles, por exemplo, mostra as chamas bem perto do Incra 7, às margens da DF-001, uma das mais movimentadas rodovias de Brasília e por onde passam, em média, 22 mil veículos por dia.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trata-se de uma reignição das chamas iniciadas na terça (3/9).
Segundo o ICMBio, no entanto, a maior parte dessas chamas está fora da Flona, mais às margens da DF-001. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) está atuando no combate.
Vídeo obtido pela reportagem mostra as chamas próximas à pista. Veja:
O incêndio que começou na terça-feira foi controlado na noite dessa quarta. Focos isolados, porém, permanecem no local, e os bombeiros continuarão na Flona até que todos esses pontos sejam debelados.
A corporação montou um posto de comando onde militares seguirão pelos próximos dias.
Incêndio criminoso
A Polícia Federal (PF) investiga o incidente O ICMBio suspeita de que uma ação criminosa tenha dado início às chamas. Três homens foram vistos no local onde o fogo começou. Eles ainda não foram identificados.
As chamas consumiram cerca de 2.176 hectares da mata, o que representa 38,58% de área total da Floresta Nacional.
O trabalho de combate conta com homens do Corpo de Bombeiros (CBMDF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jardim Botânico de Brasília, Zoológico de Brasília e da Polícia Militar do DF (PMDF).
O resgate e a preservação da fauna afetada pelo incêndio estão sendo realizados por equipes especializadas do ICMBio, Jardim Botânico de Brasília, Fundação Zoológico de Brasília, Ibama, Ibram e PMDF. “Durante todo o trabalho, os animais que eram encontrados feridos foram destinados ao atendimento no Zoológico, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal”, informa o CBMDF.