Os animais da Fundação Jardim Zoológico de Brasília passaram por uma atividade “abençoada” nesta sexta-feira (4/10). Em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis, considerado padroeiro dos animais, segundo a Igreja Católica, um padre foi convidado a orar e benzer os bichinhos com água benta.
No total, 10 animais que estão em tratamento no Hospital Veterinário do Zoo, inclusive, os que foram recuperados nas queimadas em Brasília, receberam as bênçãos do padre Warley Batista. Além deles, o religioso também realizou uma prece ao rinoceronte Thor.
Para o diretor-presidente da fundação, a visita do clérigo é também uma mensagem de esperança aos animais. “Em especial àqueles que estão em tratamento no hospital veterinário, como os que foram resgatados de incêndios”, disse. “Além disso, um dos nossos animais que está disponível para visitação também recebeu esse cuidado especial, reforçando nosso compromisso com o bem-estar de todas as espécies que acolhemos,” destacou.
O trabalho incansável para salvar animais feridos em incêndios no DF
Ao todo, foram quatro animais resgatados dos incêndios e que hoje estão no hospital: uma anta, dois tamanduás e um urubu. Um dos tamanduás é um filhote, que teve o rosto e as patas bem queimadas. De acordo com o zoo, é o animal mais debilitado no momento.
Dia de São Francisco
O catolicismo comemora, em 4 de outubro, o dia de São Francisco de Assis. O santo pela é conhecido pela religião como protetor dos animais.
Segundo a Igreja Católica, em 1223, ele teve a ideia de criar o primeiro presépio de natal com animais vivos. Essa é uma tradição que continua em algumas igrejas.