O final de 2022 para o torcedor do Corinthians não foi nada fácil após o desfecho da “novela” Vítor Pereira, que acabou fechando com o Flamengo mesmo depois de alegar problemas familiares e a impossibilidade de ficar mais um ano no Brasil.
No entanto, a diretoria do clube alvinegro trabalhou pela manutenção de dois nomes importantes para a nova temporada: o volante Maycon e o atacante Yuri Alberto.
A alta cúpula corintiana tem trabalhando entre as últimas semanas de dezembro e nesses primeiros dias de janeiro para finalizar as duas situações, a primeira por empréstimo, tornada oficial na noite da última terça-feira, e a segunda uma compra em definitivo.
Vale lembrar que o presidente do Timão, Duilio Monteiro Alves, havia afirmado, na última coletiva concedida, que a permanência da dupla e de Fabián Balbuena eram prioridade – os contratos de Yuri e do zagueiro vão até junho.
Renovação por Maycon
O volante, o Corinthians e o Shakhtar Donetsk chegaram a um acordo pela renovação de empréstimo por mais um ano, pelo valor de 500 mil euros (R$ 2,9 milhões na cotação atual).
O vínculo anterior ia até 31 de dezembro de 2022, ou seja, terminou e, mesmo assim, o atleta estava treinando no CT Dr. Joaquim Grava normalmente na pré-temporada, o que indicava o seu “fico”.
De início, o clube ucraniano não se interessou por um novo empréstimo, mas diante da vontade de Maycon em permanecer, e do andamento das tratativas pelo Corinthians, o negócio foi assinado e, pouco depois, assinado.
Em 2018, o Shakhtar Donetsk pagou 6,6 milhões de euros (R$ 28,6 milhões, na cotação da época) para tirar Maycon do próprio Corinthians,
Em março do ano passado, o empréstimo foi fechado até dezembro, por conta da situação de guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, que perdura até hoje. Esse é o principal motivo para que o volante queira permanecer.
5⃣
Rodrigo Coca / Ag. Corinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/J9eXS558pr
— Corinthians (@Corinthians) January 4, 2023
Compra de Yuri Alberto
Com empréstimo até junho de 2023, a situação de Yuri era vista como mais tranquila em relação à de Maycon por conta do maior período para negociação, assim como é a de Balbuena – o atacante pertence ao Zenit e o zagueiro ao Dínamo de Moscou, ambos da Rússia.
No entanto, o clube resolveu aproveitar a presença de Alexander Medvedev, vice-presidente do Zenit, para avançar na negociação pela permanência do jogador, que também falou publicamente, por diversas vezes, que deseja permanecer no time da zona leste paulista.
Saídas
O post Vista como difícil, manutenção de nomes para 2023 é trunfo da diretoria do Corinthians apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.