O Metrópoles transmite, na noite desta terça-feira (5/11), o debate com os candidatos a presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).
O evento, que conta com patrocínio da Faculdade IDP, será transmitido ao vivo, no canal do Metrópoles no YouTube. Acompanhe:
Presencialmente, na plateia, estão apenas convidados.
O primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati, analisará eventuais pedidos de direito de resposta requeridos pelos participantes do debate.
Quem são os candidatos
Há cinco chapas que concorrem ao comando da OAB-DF. Cada chapa tem candidato a presidente, vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do DF e postulantes aos demais cargos de gestão.
Em disputa, está a chefia da entidade que representa 54 mil advogados em exercício regular da profissão e que possui orçamento anual de quase R$ 40 milhões.
A Chapa 20, Coragem para Mudar, tem Everardo Gueiros, o Vevé, como candidato a presidente. O advogado é especialista em direito processual civil e eleitoral. Ele atuou como conselheiro da OAB em Pernambuco (OAB-PE) e presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA-DF) entre 2010 e 2012. Também foi desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da capital do país (TRE-DF) de 2016 a 2018 e secretário de Projetos Especiais do DF.
A Chapa 1, OAB para Todos, tem Paulo Maurício, o Poli, como candidato à presidência. Ele foi tesoureiro da OAB-DF entre 2019 e 2021 e, atualmente, é secretário-geral da seccional, cargo do qual se afastou para concorrer à eleição. Com pós-graduação e mestrado em direito tributário, área na qual atua como advogado e professor universitário, ele tem apoio do atual presidente da Ordem no Distrito Federal, Délio Lins e Silva Júnior.
A Chapa 10, Ordem com + Voz, é comandada por Cleber Lopes. Ele é pós-graduado em direito público e atua como advogado criminalista. Foi professor de direito penal e processo penal por 14 anos, além de conselheiro da OAB-DF, de 2007 a 2009. Também presidiu a 1ª Turma do Tribunal de Ética da seccional e atuou como desembargador no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) de 2012 a 2015.
A Chapa 33, Inovar a Ordem, tem a advogada Cris Damasceno como candidata à presidência. Ela é pós-graduada em direito processual penal e tem mestrado em direito constitucional. Atualmente, é conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Na gestão de 2019 a 2021, atuou como vice-presidente da OAB-DF.
A Chapa 99, A OAB que Eu Preciso, é liderada por Karol Guimarães. Ela atua como advogada criminalista e tem especialização em gestão de processos acadêmicos. Professora de processo penal e de direito da família, foi administradora regional de Taguatinga e subsecretária de Infraestrutura da Saúde do Distrito Federal.
Eleições
As eleições de 2024 da OAB-DF estão marcadas para 17 de novembro, quando cerca de 41 mil advogados votarão virtualmente para presidente, vice-presidente e demais cargos de gestão da seccional.