Petista disse que planeja diminuir a espera por cirurgia de 254 para 30 dias em quatro anos e criar um painel público para monitorar filas
21/10/2026 12:06
, atualizado 21/10/2026 12:47

O candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Leandro Grass (PT) prometeu criar, nos primeiros 90 dias de governo, um painel público para acompanhar as filas da Saúde e iniciar medidas para ampliar os atendimentos. Ao longo de quatro anos de mandato, ele pretende reduzir o tempo médio de espera de 254 para, no máximo, 30 dias entre a consulta e o encaminhamento para cirurgia. As propostas foram apresentadas durante sabatina no SBT Brasília nesta quarta-feira (21/10).
“Vou ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias, contratar profissionais de saúde e utilizar a rede conveniada e filantrópica, além de recorrer às carretas do programa federal Agora Tem Especialistas. Nos primeiros 90 dias, a população já poderá acompanhar as filas por meio de um painel público e perceber a ampliação da oferta de atendimentos”, declarou.
Na entrevista, Grass criticou o modelo atual de gestão da Saúde Pública do DF e defendeu a criação de uma fundação pública para atuar na logística, no fornecimento de insumos e na infraestrutura da rede. A proposta prevê devolver à Secretaria de Saúde o comando da gestão, atualmente compartilhado com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
“Vou manter os empregados do instituto, mas retirar da entidade o poder de gestão da saúde pública. Essa transição será gradual, com a realização de concursos públicos para incorporar profissionais ao quadro efetivo”, afirmou.
Grass também declarou que pretende contratar médicos e enfermeiros e nomear profissionais, incluindo enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Durante a entrevista, porém, não detalhou o cronograma de contratação nem o impacto orçamentário das medidas.
Leia também
Mutirão da Cidadania
Ao apresentar o que chama de “Mutirão da Cidadania”, Leandro Grass defendeu uma abordagem individualizada para pessoas em situação de rua no Distrito Federal. A proposta prevê identificar as necessidades de cada pessoa e encaminhá-la para serviços de moradia, saúde mental, acolhimento ou recuperação de vínculos familiares.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF
“Esse aumento da população em situação de rua no DF é resultado da falta de políticas de moradia, saúde mental, profissionalização, emprego e renda. Precisamos combater as causas que levam as pessoas às ruas e oferecer condições para que elas saiam dessa situação”, pontuou o candidato.
Para quem não tem moradia, Grass citou a oferta de aluguel social e de um local digno para viver. Nos casos de dependentes de drogas, defendeu tratamento de saúde mental, acolhimento e acompanhamento. Já para pessoas que perderam o vínculo com a família, propôs ações de assistência para tentar restabelecer esses laços.
Questionado sobre as internações involuntárias, Grass disse que a possibilidade já existe na legislação.
Transporte público
Na área de mobilidade, Grass afirmou que pretende realizar uma nova licitação para o transporte público em até 120 dias e mudar o modelo de remuneração das empresas de ônibus. A proposta é pagar pelo quilômetro rodado, em vez de vincular o cálculo à quantidade de passageiros transportados.
“Vou reorganizar as linhas de ônibus e ampliar os horários de circulação. Também vou estender o funcionamento do metrô até a madrugada e ampliar o sistema de trilhos”, afirmou.
Grass estabeleceu a tarifa zero como uma meta para o fim de um eventual mandato de quatro anos. Para isso, defendeu mudanças nos contratos e na forma de financiamento do transporte público.
Segundo turno
Durante a entrevista, Grass voltou a cobrar a participação de Celina Leão em debates eleitorais. O candidato afirmou que a ausência de confrontos diretos dificulta a comparação entre os projetos apresentados para o Distrito Federal.
Questionado sobre como pretende reverter o resultado do primeiro turno, quando venceu em apenas duas das 19 zonas eleitorais do DF, Grass disse que buscará conquistar eleitores de outros candidatos e pessoas que votaram em branco ou nulo.
O segundo turno das eleições para o Governo do Distrito Federal está marcado para o próximo domingo (25/10).
